PERCEPÇÃO E AQUISIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE A GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul
  • Adrieli Alves Pereira Radaelli Universidade de Caxias do Sul
  • Oberdan Teles da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Maria Emília Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i1.311

Palavras-chave:

Competências individuais, Competências organizacionais, Graduação em Administração.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as percepções dos alunos formandos e formados a respeito das competências desenvolvidas no Curso de Graduação em Administração, em diferentes IESs no Rio Grande do Sul. Este estudo foi realizado a partir do trabalho de Godoy et al. (2005) e Bitencourt e Klein (2007). Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey com uma amostra de 153 respondentes a qual foi analisada utilizando-se a análise multivariada, utilizando a correlação e análise fatorial confirmatória, nas quais permitiram a identificação de seis fatores: solução de problemas; autodesenvolvimento; competências técnico-profissional; raciocínio lógico e analítico; competências de ética e valores; e relacionamento interpessoal e comunicação. Com base nos resultados, foi possível identificar que além das competências organizacionais envolvendo solução técnicas e raciocínio lógico, há também o desenvolvimento de competências sociais conforme respostas dos formandos e formados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Adrieli Alves Pereira Radaelli, Universidade de Caxias do Sul

Aluna de Doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul - PPGA/UCS. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2012, sendo Bolsista CAPES - Modalidade I. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2010. Atuou como bolsista iniciação científica junto ao Mestrado em Administração-UCS, de abril de 2008 a dezembro de 2009.

Oberdan Teles da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul-UCS. Mestre em Administração de Empresas- Universidade de Caxias do Sul-UCS. Especialista em Administração de Marketing - Unisinos. Graduado em Administração de Empresas - UPF. Professor Assistente em Administração do Quadro Permanente de Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Desenvolve pesquisas e assessorias nas áreas de empreendedorismo estratégico, processos de inovação e marketing estratégico.

Maria Emília Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Realizou Estágio Senior no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal em Georeferenciamento aplicado ao fluxo do conhecimento. Coordenadora do mestrado e doutorado em administração da Universidade de Caxias do Sul, no período de junho de 2012 a julho de 2017. Professora e Coordenadora pela UCS do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS, no período de junho de 2011 a julho de 2017. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul. Lidera um grupo de pesquisa (GPMA) sobre Pesquisa Multidisciplinar em Administração, cadastrado junto ao CNPq Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993-2002. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq- Nivel 2 (2013 a 2016). Pesquisadora de Produtividade do CNPq a partir de 2018. Gestora do Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra. Seus principais interesses de pesquisa são: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo, Inovação Tecnológica,Gestão do Conhecimento, Construção e Validação de Escalas. Meta-análise. Teoria de Resposta ao Item. Modelagem de Redes Neurais. Séries Temporais. Patentometria.

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Administração de Empresas pela Université de Sherbrooke, Canada (2003), Mestrado em Administração de Empresas pela Université Laval, Canada (1997) e Graduado em Geografia pela Université Laval, Canada (1985).Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS e da l'École de Technologie Supérieure (Que), Canada.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Referências

REFERÊNCIAS

ANSOFF, H, Igor. DECLERCK, P. Roger, HAYES, L. Robert. Do Planejamento Estratégico a Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 1990.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BESANKO, D. A economia da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BITENCOURT, Cláudia Cristina; KLEIN, Maria Josefina. Desenvolvimento de competências: a percepção dos egressos do curso de graduação em administração. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EnANPAD,31., 2007, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2. ed. v. 3. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHURCHILL J.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

DRUCKER, P, F. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Teresa Leme. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2007.

GOLEMAN, Daniel. What makes a leader? Harvard Business Review, January, 2004.

GODOY, A.; SANTOS, N.; FORTE, D.; CARVALHO FILHO, A. GHOBRIL, A.; MASMO, P. Competências Adquiridas durante os anos de Graduação: um estudo de caso a partir das opiniões de alunos formandos de um curso de Administração de Empresas. Anais do XXIX ENANPAD, Brasília, 2005.

HAIR, J. BABIN, B.; MONEY, A.; SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HAX, C. A; MAJLUF, S. N. Strategy and the strategy formation process. Sloan School of Management-MIT, August, 1986.

HITT, A. M; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. Administração estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W; PETTY, J, W. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Makron Books, 1997.

NONAKA, I; TOYAMA, R. A firm as a dialectical being: towards a dynamic theory of a firm. Industrial and Corporate Change. v. 11. n. 5, p. 995-1009, 2002. DOI: https://doi.org/10.1093/icc/11.5.995

NONAKA, I. A dynamic theory of organizational knowledge creation. Organization Science, n. 5, v. 1, p. 14-37, 1994. DOI: https://doi.org/10.1287/orsc.5.1.14

OLIVEIRA, L, S. Sociologia das organizações: uma análise do homem e das empresas no ambiente competitivo. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

PENNINGS, J. M.; HARIANTO, F. The diffusion of technological innovation in the commercial banking industry. Strategic Management Journal, v. 13, p. 29-46, 1992. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.4250130104

PESTANA, Maria Helena; GAGEIRO, João Nunes. Análise de dados para ciências sociais: a complementariedade do SPSS. 4. ed. rev. e aum. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2005.

PORTER, M. Competição Estratégias competitivas essenciais. 14. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

PRAHALAD, C. D; HAMEL, G. The core competence of the Corporation. Harvard Business Review, Boston, v. 68, n. 3, p. 79-91, May-June, 1990.

RESOLUÇÃO CNE/CES 4/2005. Diário Oficial da União. Brasília, 19 de julho de 2005, seção 1, p. 26 ou acesso ao site www.portal.mec.gov.br/cne

RUAS, R. L. et al. Linking the corporate and the managerial competencies: a field experimente. ANNUAL CONFERENCE OF THE BUSINESS ASSOCIATION OF LATIN AMERICAN SUDIES, 2001, San Diego. Anais...San Diego: BALAS, Abr. 2001.

SANTOS, C. Estatística descritiva: manual de autoaprendizagem. Lisboa, Edições Silabo, 2007.

SIMSEK, Z; HEAVEY, C. The mediating role of knowledg-based capital for corporate entrepreneurship effects on performance: a study of small-to médium-sized firms. Strategic Entrepreneurship Journal. v. 5, n. 1, p. 81-100, Mar, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/sej.108

TIDD, J; BESSANT, J; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

WHITLEY, R. The institutional structuring of innovation strategies: business systems, firm types and patterns of technical change in diferent Market economies. Organization Studies, n. 21, v. 5, p. 885-886, September, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0170840600215002

ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Trad Eric R. R. Heneault. São Paulo: Senac, 2003.

ZALEZNIK, Abraham. Managers and leaders: are they different? Harvard Business Review, January, p. 74-81, 2004.

VON KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Enabling knowledge creation: how to unlock the mystery of tacit knowledge and release the power of innovation. New York: Oxford University Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195126167.001.0001

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Chais, C., Radaelli, A. A. P., Silva, O. T. da, Camargo, M. E., Dorion, E. C. H., & Olea, P. M. (2019). PERCEPÇÃO E AQUISIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE A GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Inteligência Competitiva, 9(1), 73–93. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i1.311

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>