Inteligência Competitiva na Gestão da Inovação de Cursos de Graduação: um Estudo de Caso

Autores

  • Mateus Panizzon Universidade de Caxias do Sul
  • Ronald Lopes de Oliveira Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v3i3.68

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Inovação de Produto, Ensino Superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar um caso de inovação de produto, sob a perspectiva do modelo teórico de Gestão da Inovação de Arboniés (2009) integrado ao Modelo de Inteligência Competitiva de Dishman e Calof (2008). Como estratégia de pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior. Observa-se como resultados que a gestão do processo de Inteligência Competitiva neste contexto foi elemento importante na promoção da Inovação de Produtos. Contudo, a visão tradicional dos Modelos de IC precisou ser reformulada neste caso, onde os tomadores de decisão deixaram de serem apenas consumidores de um produto de inteligência analisado, mas fizeram parte da sua co-criação também no processo de análise. Para este tipo de organização, sugere-se com contribuição gerencial o envolvimento dos tomadores de decisão no processo de análise.

COMPETITIVE INTELLIGENCE IN INNOVATION MANAGEMENT OF COLLEGE COURSES: A CASE STUDY

 


ABSTRACT

 

The purpose of this study was an analysis of a product innovation case study, under the perspective of two theoretical Models: The Innovation Management Model of Arborniés (2009) and the Competitive Intelligence Model of Calof e Dishman (2008). The research methodology was a case study in a Higher Education Institution. The results points that the process management of the Competitive Intelligence was an important element to promote the Product Innovation. However, the traditional approach of the IC Models was changed in this case, because were observed that the decision makers played a role of co-creators of the IC product, especially in the analysis phase. This concept is distinguished of the traditional approach were the analysis phase is separated from the dissemination phase, and the decision makers only consume the final intelligence product. For this type of organizations, the practical suggestion is to involve the decision makers in the analysis process.

Keywords: Competitive Intelligence. Product Innovation. Higher Education Institution.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Panizzon, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela PUCRS/UCS, na linha de pesquisa Gestão da Inovação, Competitividade e Mercados. É Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente atua com atividades de Gestão Estratégica na UCS, pela Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional e como docente na área de Administração nesta mesma Instituição. Atua com as disciplinas de Empreendedorismo, Processos de Negócio e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Membro Colaborador dos Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NID): Empreendedorismo em Tecnologia e Inovação (NET Inovação) e Observatório de Educação, e do Núcleo de Pesquisa (NP) Gestão de Mercados e Sustentabilidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva e Sistemas de Informação para a tomada de decisão.

Ronald Lopes de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul

possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (1989), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e MBA em Gestão da Informação Estratégica pela Universidade de Caxias do Sul (2004). Atualmente é professor das disciplinas de Sistemas de Informações Gerencias e Tecnologia da Informação para os cursos de Administriação e Comércio Internacional. Professor da disciplina de Gestão da Informação e do Conhecimento para o curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios. Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade de Caxias do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações gerenciais, gerência de projetos, gestão do conhecimento e inteligência estratégica. Representante da célula de Caxias do Sul da Sociedade Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento - CISC e coordenador de planejamento da SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) - Núcleo da Serra Gaúcha.

Downloads

Publicado

2013-11-21

Como Citar

Panizzon, M., & de Oliveira, R. L. (2013). Inteligência Competitiva na Gestão da Inovação de Cursos de Graduação: um Estudo de Caso. Revista Inteligência Competitiva, 3(3), 18–37. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v3i3.68

Edição

Seção

Artigos