Ciência Aberta - Selos

A Revista RIC está implementando uma série de ações em apoio ao movimento Ciência Aberta. As ações recentes são descritas a seguir.

1. Artigos aprovados para publicação a partir do mês de Agosto (2022) são elegíveis para receber selos que reconhecem a prática científica aberta: (i) dados disponíveis publicamente, (ii) material disponível publicamente ou (iii) planos de pesquisa pre-registrados. Você pode encontrar mais informações sobre esses selos aqui ou no site da Open Science Framework. Para solicitar a inclusão de um dos referidos selos no artigo aceito para publicação, os autores devem preencher o Formulário de Requisição de Selo de Divulgação de Práticas Abertas, disponível aqui: Open Science

2. Os selos aplicados para Ciência Aberta são um incentivo desenvolvido pelo Center for Open Science para os autores que compartilham dados, materiais ou planos de estudo/análise disponibilizados e armazenados em servidores que permitem o rastreamento na web.

 SELOS

 DESCRIÇÃO:

O selo de dados abertos indica que os dados necessários para reproduzir os resultados relatados estão disponíveis em um repositório de acesso aberto, sob uma licença aberta, com uma descrição de acompanhamento dos dados.

O Acesso protegido (AP) pode ser adicionada para dados se forem confidenciais ou sensíveis, os dados pessoais estão disponíveis apenas em um repositório de terceiros aprovado que gerencia o acesso aos dados para pesquisadores qualificados por meio de um processo documentado. Para ser elegível para um crachá de dados abertos com tal notação, o repositório deve descrever publicamente as etapas necessárias para obter os dados e a documentação de dados detalhada (por exemplo, nomes de variáveis e valores permitidos) deve ser disponibilizada publicamente.

O selo de materiais abertos indica que qualquer infraestrutura, instrumentos ou equipamentos relacionados à metodologia relatada estão disponíveis em um repositório de acesso aberto e são descritos com detalhes suficientes para permitir que um pesquisador reproduza o procedimento.

O selo de pré-registro indica que pelo menos um desenho de estudo foi pré-registrado com descrições de (a) desenho de pesquisa e materiais de estudo, incluindo o tamanho de amostra planejado; (b) a questão ou hipótese de pesquisa motivadora; (c) a (s) variável (es) de resultado; e (d) as variáveis preditoras, incluindo controles, covariáveis e variáveis independentes. Os resultados devem ser divulgados na íntegra. Desde que sejam diferenciados de outros resultados no artigo, resultados de análises que não foram pré-registradas podem ser relatados no artigo.

Plano de análise + pré-registro: pelo menos um projeto de estudo foi pré-registrado junto com um plano de análise para a pesquisa - e os resultados são registrados de acordo com esse plano.

Autores interessados para adotar os selos de ciência aberta, solicitamos verificar os critérios no formulário (disponível em Word). Uma vez que um artigo for aceito, o editor analisa o formulário preenchido visando confirmar que os critérios foram atendidos pelos autores. Após a análise de conformidade, o formulário (Open Science) é publicado com o artigo como material suplementar.

Para todos os selos, os itens devem ser disponibilizados em um repositório de acesso aberto com um identificador persistente/permanente e, com a assinatura de um dos autores. Dados e materiais devem ser disponibilizados sob licença aberta, permitindo que os outros possam copiar, compartilhar e utilizar os dados, com a atribuição de direitos autorais, conforme aplicável.