DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE ADEQUAÇÕES PARA MELHORIA NA ADMINISTRACAO DE UMA EMPRESA INDIVIDUAL DE CONFECÇÃO
PDF

Palavras-chave

Gestão
Custos
Empresa Individual.

Como Citar

Carvalho, L. de, & Rojo, C. A. (2016). DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE ADEQUAÇÕES PARA MELHORIA NA ADMINISTRACAO DE UMA EMPRESA INDIVIDUAL DE CONFECÇÃO. Revista Inteligência Competitiva, 6(4), 244–258. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.174

Resumo

Por meio deste estudo objetivou-se analisar o ambiente e os processos de gestão de uma pequena empresa individual de confecção, buscando por meio desta, o desenvolvimento de uma proposta de adequações necessárias à melhoria na gestão da empresa. Para tanto, foi utilizada como ferramenta o Business Model Canvas, possibilitando a identificação dos mais variados aspectos da gestão empresarial, para então propor as adequações necessárias. Esse processo avaliativo se desenvolveu por meio de oito encontros entre o consultor e a empresária, em que por fim foram propostas melhorias no giro de contas a pagar e prazo médio de compras como também o giro de contas a receber e prazo médio de recebimentos, e além disso, foi proposta uma planilha de cálculo dos custos de materiais, mão de obra e outras despesas na fabricação das peças dos produtos confeccionados.
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.174
PDF

Referências

ARAÚJO, A. C.; AMORIM, E. A. Redes de subcontratação e trabalho a domicilio na indústria de confecção: um estudo na região de Campinas. Desafios de equidade. Cadernos Pagu, Campinas, Unicamp, n. 17/18, p. 267-310, 2002.

COLAUTO, R. D.; BEUREN, I. M.; ROCHA, W. O custeio variável e o custeio-alvo como suportes às decisões de investimentos no desenvolvimento de novos produtos. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 33-42, 2004.

MACHADO, D. G.; DE SOUZA, M. A. Análise das relações entre a gestão de custos e a gestão do preço de venda: um estudo das práticas adotadas por empresas industriais conserveiras estabelecidas no RS. Revista Universo Contábil, v. 2, n. 1, p. 42-60, 2006.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model canvas. Self published. Last, 2010.

ROJO, C.; ZANINI, B. Diagnóstico e proposição de mudanças para melhoria na gestão de uma pequena empresa de produtos para saúde, higiene e limpeza. Revista Inteligência Competitiva, v. 4, n. 4, p. 26-37, 2014.

SCHUGURENSKY, D.; NAIDORF, J. Parceria universidade-empresa e mudanças na cultura acadêmica: Análise comparativa dos casos da Argentina e Canadá. Educacao & Sociedade, v. 25, n. 88, 2004.

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;

O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

Downloads

Não há dados estatísticos.