PLANO DE NEGÓCIOS: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA ALUNOS DE GASTRONOMIA

Autores

  • Victor Hugo da Silva Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Luciana Leite de Andrade Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.238

Palavras-chave:

alimentação, bebidas, gestão, desenvolvimento, empreendimento

Resumo

Os estabelecimentos de alimentação e bebidas são, atualmente, mais do que espaços destinados à satisfação da necessidade alimentar, refletindo, assim, na necessidade do mercado de profissionalização da gestão e melhoria do serviço prestado. Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento de profissionais alinhados a partir da concepção da educação empreendedora, este trabalho teve como objetivo despertar e desenvolver o espírito empreendedor dos estudantes do curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), utilizando a construção de uma ferramenta utilizada na idealização e na gestão de um empreendimento, o plano de negócios. Além de contribuir na formação dos estudantes do curso, o trabalho analisou a construção dos planos de negócios, tentando identificar as potencialidades e dificuldades dos alunos na elaboração desta ferramenta.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo da Silva Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural. Possui graduação em Gastronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015) e graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (2013).

 

Luciana Leite de Andrade Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Dotoura em Nutrição, Departamento de Nutrilçao da Universidade Federal de Pernambuco (2010), departamento onde em 2002 concluiu o mestrado na ênfase CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS. Graduada em Engenharia Química (1998) pela Universidade Católica de Pernambuco e em Técnico em Química pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (1993). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Tecnologia Rural, atuou como professor preceptor da Universidade de Pernambuco, no curso de Ciências Biológicas. Atuou por 14 anos no Laboratório de Agrotóxicos e Bebidas Alcoólicas (1993-2007) adquirindo experiência nas áreas de alimentos e bebidas alcoólicas, análise de agrotóxicos e metais, e técinas analíticas (cromatografia, espectrofotometria e espectrometria de absorção atômica).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO – ABIA. Food Service. Disponível em: http://www.abia.org.br/vsn/tmp_2.aspx?id=49. Acessado em: 20 de junho de 2016.

BERNARDE, LUIZ ANTONIO. Manual de Planos de Negócios: fundamentos, processos e estruturação. Editora Atlas, 2014.

BIAGIO, LUIZ ARNALDO; BATOCCHIO, ANTONIO. Plano de Negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. Editora Manole, 2012.

BURR, Ridge JL; IRWIN, Richard D. New Business Ventures and the Entrepreneurship. 1985.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas. 2ª edição rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.

DORNELAS, José Carlos Assis. Transformando ideias em negócios. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DRUKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. Editora da UFPR, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.214

FINKELSTEIN, Joanne. “A cozinha chique – o impacto da moda na alimentação”. In: SLOAN, Donald. Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor. Barueri, SP: Manole: 2005.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. São Paulo: Bookmann, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE – IPBQ. GEM 214: Empreendedorismo no Brasil Relatório Executivo. Curitiba, Paraná. 2015.

IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009: avaliação nutricional da disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil. Rio de Janeiro, 2010.

LEITE, Emanuel F. O Fenômeno do Empreendedorismo. Editora Saraiva. São Paulo, 2012

SCHUMPETER, Joseph. Can capitalism survive? Creative Destruction and the Global Economy. New York, 1952.

SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios. Brasília, Distrito Federal. 2013.

SEBRAE. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Coleção Estudos e Pesquisas. Brasília, Distrito Federal. 2013.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3.ed. Bookman, Porto Alegre, 2008.

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

Santos, V. H. da S., & Lima, L. L. de A. (2018). PLANO DE NEGÓCIOS: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA ALUNOS DE GASTRONOMIA. Revista Inteligência Competitiva, 8(1), 227–243. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.238

Edição

Seção

Estudo de Caso