INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: FATOR-CHAVE PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES NO NOVO MILÊNIO

Autores

  • Rogério Adilson Lana (Universidad Nacional de Misiones – AR) FURB (Universidade Regional de Blumenau – SC).

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.19

Palavras-chave:

Conhecimento, Inteligência, Informação, Tecnologia, Ética.

Resumo

O presente artigo tem como intuito contribuir no campo de estudos sobre Inteligência Competitiva (IC) por meio da teorização e reflexão de alguns dos principais conceitos sobre o assunto em pauta. Para atingir o objetivo proposto, parte-se inicialmente para a contextualização da importância da informação, conhecimento e profissional da inteligência, que tem como finalidade garantir o gerenciamento estratégico das organizações. Posteriormente, serão apresentadas as origens e algumas definições sobre Inteligência Competitiva e como esta é fundamental para os tomadores de decisões. E, finalmente, serão apresentadas as quatro lições de Prescott e Miller que podem auxiliar as empresas na implantação de programas de Inteligência Competitiva.

 

Palavras-chave: Conhecimento; Inteligência; Informação; Tecnologia; Ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Adilson Lana, (Universidad Nacional de Misiones – AR) FURB (Universidade Regional de Blumenau – SC).

Doutor em Administração – UNAM (Universidad Nacional de Misiones – AR) Mestre em Administração – FURB (Universidade Regional de Blumenau – SC).

Downloads

Publicado

2012-04-13

Como Citar

Lana, R. A. (2012). INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: FATOR-CHAVE PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES NO NOVO MILÊNIO. Revista Inteligência Competitiva, 1(3), 305–327. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.19

Edição

Seção

Artigos