outubro a dezembro

Autores

  • Alfredo Passos

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.219

Resumo

O número 4 de 2016, volume 6, da Revista Inteligência Competitiva conta com oito artigos, um estudo de caso e um relato técnico.

Página 1-19 – Artigo:
Título: ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO PRISÕES PSÍQUICAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autores: Fernanda Rocha Bortoluzzi, Greice Daniela Back, Janine Cardoso Rocha, Éric Dorion
Resumo: No Mito da Caverna, o prisioneiro é o próprio homem, ele enxerga e acredita apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebe durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois apresenta imagens que não representam a realidade. Neste estudo utilizou-se a metáfora das prisões psíquicas para fazer uma analogia com as organizações vistas como prisões psíquicas. A pesquisa baseou-se em autores clássicos como Freud, Platão e Taylor para verificar se atualmente é possível visualizar prisões psíquicas nas organizações. O método utilizado foi uma revisão sistemática da literatura. Como resultados foi possível responder a questão de pesquisa relacionando as publicações sobre o tema prisões psíquicas nas organizações com os seguintes temas: desempenho organizacional, aprendizagem organizacional e mudança organizacional.

Página 20-54 - Artigo:
Título: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON
Autores: Tayne Gonçalves Silva, Claudia Lehnemann Tannhauser, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Danielle Nunes Pozzo, Rosecler Maschio Gilioli, Maria Emilia Camargo, Gabriela Zanandrea
Resumo: A necessidade da qualidade de vida nas organizações está cada vez mais evidente, pois os trabalhadores têm o direito de conviver em um ambiente que lhes proporcione melhores condições de saúde, física e psíquica. Uma melhora no bem-estar do trabalhador faz com que este tenha motivação para trabalhar da melhor forma possível. Neste contexto, o presente artigo teve como intuito analisar a partir do modelo de Walton a percepção dos colaboradores de um empresa do setor de climatização de ambientes em relação à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para concluir tais objetivos, partiu-se do referencial teórico para aprofundamento do tema proposto, seguido de uma análise das ações oferecidas pela empresa. O método utilizado foi a pesquisa de abordagem quantitativa, com classificação descritiva e técnicas de pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas aos funcionários para mensurar sua satisfação em relação ao assunto. Os resultados da pesquisa mostraram que de um modo geral, os colaboradores estão satisfeitos com a QVT desenvolvida pela empresa, embora tenham alguns fatores que exijam esforços de ações por parte da gestão, como melhorias no sistema de remuneração e benefícios, retorno dado aos colaboradores em relação a seu desenvolvimento e divulgação de oportunidades para auxiliar na capacitação profissional.

Página 55-80 - Artigo:
Título: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE APLICAÇÃO DE MINERAÇÃO DE DADOS PARA O AGRONEGÓCIO
Autores: José Vinícius Santos Barboza, Sandra Mara Stocker Lago, Jerry Adriani Johann
Resumo: O estudo identificou a produção científica brasileira sobre aplicação de Mineração de Dados para o Agronegócio. A pesquisa justifica-se por ser a Mineração de Dados uma ferramenta de grande valia para diversos setores. O Agronegócio tem expressiva participação na economia, gerando desenvolvimento e inovação. O estudo foi de caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica, onde foram analisados periódicos referentes a área Administração, Ciências Contábeis e Turismo, classificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) nos estratos A1, A2 e B1 publicados entre janeiro de 2005 até abril de 2015, período em que a pesquisa foi concluída. A busca identificou 30 artigos com o tema Mineração de Dados (Data Mining), dos quais foram analisados individualmente. Desses, 11 estudos envolvem o tema Mineração de Dados no Agronegócio. Conclui-se que o tema ainda é pouco explorado, porém com uma grande possibilidade de aplicação em diversas áreas do setor Agronegócio.


Página 81-114 - Artigo:
Título: TALENTOS GLOBAIS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS EXPECTATIVAS DO INTERCÂMBIO SOCIAL DA AIESEC
Autores: João Pedro Luz e Barros, Claudia Lehnemann Tannhauser, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Danielle Nunes Pozzo, Alice Munz Fernandes, Tânia Craco, Rejne Remussi
Resumo: A crescente competitividade e pressão de mercado tem impulsionado a demanda por profissionais que se destacam por suas competências diferenciadas e que possuem denotada capacidade de resiliência. Para satisfazer este comportamento de mercado, os jovens profissionais vem buscando alternativas como o intercâmbio como forma de desenvolver competências e estabelecer vantagens competitivas.O presente artigo discute o intercâmbio - especificamente social - como mecanismo de desenvolvimento profissional a partir da AIESEC, uma organização sem fins lucrativos cujo cunho principal é o desenvolvimento de competências profissionais, em especial de liderança, em jovens estudantes e profissionais. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar comparativamente as expectativas e realizações dos intercambistas do programa "Talentos Globais" como forma de levantar a discussão sobre os efetivos resultados da imersão. A coleta consistiu em uma fase preliminar exploratória e qualitativa, com base em um roteiro semiestruturado, de forma que, a partir de sua análise, seja possível obter orientações que permitam ampliação do escopo da pesquisa para outros programas e configurações. Os dados tratados através de análise de discurso mostraram que há uma grande proximidade entre as expectativas e a realização, o que pode inicialmente apontar para a eficácia do intercâmbio social como mecanismo de desenvolvimento de competências como pode também indicar um "reajuste" de expectativas por parte dos entrevistados após a realização do intercâmbio, visto que a coleta foi realizada a posteriori.

Página 115-140 - Artigo:
Título:
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESLIGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL DA SERRA GAÚCHA
Autores: Ariane Vanessa de Oliveira Souza, Juliana Alano, Maria Emília Camargo, Marta Elisete Ventura da Motta
Resumo: Diante de tantas transformações e inovações no ambiente interno das organizações, os gestores voltam sua atenção para o seu capital humano principalmente no que tange a rotatividade. A problemática que a presente pesquisa se propôs a investigar são os fatores que contribuem para a rotatividade “turnover” na empresa Alfa que é do segmento hospitalar, localizado na Serra Gaúcha. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e a análise dos dados coletados através de questionário elaborado pelo setor de recursos humanos da empresa e aplicado aos funcionários no momento da sua rescisão, no período de janeiro a setembro de 2014. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e do teste do Qui-quadrado. Com base nos resultados da pesquisa constatou-se que o índice médio de 16,6% encontrado na pesquisa com a empresa Alfa, está dentro do esperado na literatura, verificou-se que os principais motivos para os desligamentos dos funcionários foram acordo com a chefia e desempenho insatisfatório. Entre os cargos com maior número de desligamento os técnicos de enfermagem representam 34,8%. A pesquisa também apontou que os desligamentos voluntários possuem relação com o tempo de empresa, mas o tempo na empresa não se associou significativamente com o motivo do desligamento.

Página 141-160 – Artigo em Espanhol
Título: M -MARKETING Y EL MARKETING TRADICIONAL: UN ENSAYO
Autores: Luciano Augusto Toledo, Adriana Beatriz Madeira, Marcos Fernando Garber
Resumem: Este artículo es una exposición descriptiva y crítica del sistema de comercialización con las peculiaridades inherentes al marco del marketing móvil. El documento es un ensayo y consiste en un marco teórico y un análisis conceptual crítico de la temática estudiada. Por último, el M-marketing es un reto, ya que implica la gestión de algunas tecnologías y competencias de marketing. A pesar de la aparición de nuevas tecnologías móviles, realidad aumentada y de la creación de empresas, no hubo una reducción en la función de marketing en las organizaciones. En la práctica, se observa que el mercado de móviles en su singularidad pone de manifiesto la innegable importancia de las actividades de marketing, además de hacer contemporáneo el antiguo concepto de la mejora continua (kaizen), ahora en forma digital.

 

 

Página 161-195 - Artigo:
Título: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS COMO FORMA DE VANTAGEM COMPETITIVA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
Autores: Alexandre Pinchemel Cerqueira Costa, Luiz Carlos Gambetta
Resumo: A competitividade tornou-se um fator decisivo no cenário contemporâneo em meio ao processo de rápida mudança tecnológica e de globalização. O objetivo deste artigo é analisar como se deu e quais efeitos trouxeram o processo de internacionalização de empresas brasileiras na Era da Globalização. O estudo é baseado em livros, pesquisas exploratória e quantitativa e outras fontes disponíveis. Os resultados mostraram que foi benéfico a abertura de mercado com a política do neoliberalismo e constatamos que a internacionalização de empresas é uma forma estratégica que lhes permite ampliar as fronteiras da rentabilidade e da competitividade, seja em termos de custos de mão de obra, capital, inovação dos processos administrativos e novas tecnologias. Muitas empresas já não têm espaço para crescer no mercado nacional e escolhem o território estrangeiro como alternativa de maior crescimento.

Página 161-195 - Artigo:
Título: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS COMO FORMA DE VANTAGEM COMPETITIVA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
Autores: Alexandre Pinchemel Cerqueira Costa, Luiz Carlos Gambetta
Resumo: A competitividade tornou-se um fator decisivo no cenário contemporâneo em meio ao processo de rápida mudança tecnológica e de globalização. O objetivo deste artigo é analisar como se deu e quais efeitos trouxeram o processo de internacionalização de empresas brasileiras na Era da Globalização. O estudo é baseado em livros, pesquisas exploratória e quantitativa e outras fontes disponíveis. Os resultados mostraram que foi benéfico a abertura de mercado com a política do neoliberalismo e constatamos que a internacionalização de empresas é uma forma estratégica que lhes permite ampliar as fronteiras da rentabilidade e da competitividade, seja em termos de custos de mão de obra, capital, inovação dos processos administrativos e novas tecnologias. Muitas empresas já não têm espaço para crescer no mercado nacional e escolhem o território estrangeiro como alternativa de maior crescimento.

Página 196-223 - Artigo:
Título: OTIMIZAÇÃO DO CONTROLE ESTATAL ATRAVÉS DAS ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA: O CASO CGA
Autores: Herbert Gonçalves Espuny, Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Resumo: O presente trabalho apresenta uma bem-sucedida implantação das Atividades de Inteligência no principal órgão correcional do estado de São Paulo: a Corregedoria Geral da Administração – CGA. A atividade correcional foi formalmente instituída no âmbito do estado em 1963, com a instituição do Serviço Geral de Correição Administrativa. Com o passar dos anos, a CGA assumiu o formato atual, de uma moderna agência de controle estatal. Contudo suas atividades eram restritas à ação desenvolvida pelas denúncias ou fatos que chegavam ao conhecimento de seus corregedores. Em 2007, foi desenvolvido um departamento especial, que implantaria atividades de Inteligência na organização. Este trabalho aborda tal experiência histórica. Discute, também, as Atividades de Inteligência praticadas no Brasil de forma geral, além de criticar a falta de uma atuação sistêmica do setor.

Página 224-243 - Estudo de Caso:
Título: MODELO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UMA PROPOSTA PARA MONITORAMENTO E PROSPECÇÃO DE CLIENTES NA COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS – CEMIG
Autores: Frederico Giffoni de Carvalho Dutra
Resumo: O trabalho descreve as dificuldades de se obter informações devido ao excesso de volume informacional disponível e aborda a proposição de uma atividade de inteligência competitiva para a Diretoria Comercial da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), denominada Mapeamento de novos investimentos. Foi utilizado um modelo com 5 etapas, sendo o levantamento das necessidades de informação, coleta e tratamento das informações, análise final, disseminação e avaliação. Foi também realizada uma pesquisa descritiva com o intuito de se avaliar o serviço de inteligência fornecido à CEMIG. Para finalizar, foram apresentadas as principais conclusões e recomendações para o serviço avaliado no estudo, bem como sugestões de melhoria e estudos futuros.


Página 244-258 - Rel. Técnico:
Título: DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE ADEQUAÇÕES PARA MELHORIA NA ADMINISTRACAO DE UMA EMPRESA INDIVIDUAL DE CONFECÇÃO
Autores: Leonardo de Carvalho, Claudio Antonio Rojo
Resumo: Por meio deste estudo objetivou-se analisar o ambiente e os processos de gestão de uma pequena empresa individual de confecção, buscando por meio desta, o desenvolvimento de uma proposta de adequações necessárias à melhoria na gestão da empresa. Para tanto, foi utilizada como ferramenta o Business Model Canvas, possibilitando a identificação dos mais variados aspectos da gestão empresarial, para então propor as adequações necessárias. Esse processo avaliativo se desenvolveu por meio de oito encontros entre o consultor e a empresária, em que por fim foram propostas melhorias no giro de contas a pagar e prazo médio de compras como também o giro de contas a receber e prazo médio de recebimentos, e além disso, foi proposta uma planilha de cálculo dos custos de materiais, mão de obra e outras despesas na fabricação das peças dos produtos confeccionados.

 

Boa leitura!
Boas Festas e Feliz Ano Novo
Prof. Dr. Alfredo Passos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Passos, A. (2016). outubro a dezembro. Revista Inteligência Competitiva, 6(4). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.219

Edição

Seção

Editorial