TURISMO E LAZER NA ERA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Everaldo da Silva Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Joel Haroldo Baade Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i1.138

Palavras-chave:

Era do Conhecimento. Turismo. Lazer.

Resumo

Com o advento da sociedade industrial, o lazer passou a ganhar importância como pólo oposto ao trabalho, isto é, tendo tempo livre reivindicado com a redução da jornada laboral. Os estudos permitem discriminar duas orientações; uma considera o lazer relacionado a sistema de valores e ideologia, e outra que se preocupa com o lazer em relação à cultura, à política, à família, à mulher, à juventude, à religião, e, sobretudo, ao trabalho. A mutação de atividade proporciona uma recomposição das energias para enfrentar novamente o trabalho. A nova sociedade pós-industrial identifica o ócio como uma prerrogativa de grande necessidade para o bem-estar do homem moderno. O turismo e o lazer podem se converteram em formação social. A estratificação constitui ingrediente importante das sociedades modernas, e o lazer adotado pelas pessoas é influenciado por sua classe ou condição social, embora alguns possam argumentar que esta influência é atualmente menor do que no pretérito. O crescimento das organizações de turismo e de lazer contribuiu para modelar a forma como a maior parte das pessoas goza de seu lazer. Um aspecto característico das sociedades pós-industriais reside em que a escassez de alimentos cedeu lugar à escassez de tempo, com implicações especiais para o comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Professor Universitário do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP.

Everaldo da Silva, Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Titulação: Doutor em Sociologia Política (UFSC)

Cargo/Função: Professor Universitário do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP.

E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Joel Haroldo Baade, Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor Teologia (EST). Email: baadejoel@gmail.com

Professor Universitário do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP.

Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Atualmente professor Adjunto II DE da Universidade Federal do Maranhão. Professor Visitante da Universidade de Barcelona - UB (2009-2011). 

Downloads

Publicado

2016-03-10

Como Citar

Machado dos Santos, A., Silva, E. da, Baade, J. H., & Lima Amorim, W. (2016). TURISMO E LAZER NA ERA DO CONHECIMENTO. Revista Inteligência Competitiva, 6(1), 48–78. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i1.138

Edição

Seção

Artigos