Inteligência Competitiva na Gestão da Inovação de Cursos de Graduação: um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v3i3.68Palavras-chave:
Inteligência Competitiva, Inovação de Produto, Ensino SuperiorResumo
O objetivo deste estudo foi analisar um caso de inovação de produto, sob a perspectiva do modelo teórico de Gestão da Inovação de Arboniés (2009) integrado ao Modelo de Inteligência Competitiva de Dishman e Calof (2008). Como estratégia de pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior. Observa-se como resultados que a gestão do processo de Inteligência Competitiva neste contexto foi elemento importante na promoção da Inovação de Produtos. Contudo, a visão tradicional dos Modelos de IC precisou ser reformulada neste caso, onde os tomadores de decisão deixaram de serem apenas consumidores de um produto de inteligência analisado, mas fizeram parte da sua co-criação também no processo de análise. Para este tipo de organização, sugere-se com contribuição gerencial o envolvimento dos tomadores de decisão no processo de análise.
COMPETITIVE INTELLIGENCE IN INNOVATION MANAGEMENT OF COLLEGE COURSES: A CASE STUDY
ABSTRACT
The purpose of this study was an analysis of a product innovation case study, under the perspective of two theoretical Models: The Innovation Management Model of Arborniés (2009) and the Competitive Intelligence Model of Calof e Dishman (2008). The research methodology was a case study in a Higher Education Institution. The results points that the process management of the Competitive Intelligence was an important element to promote the Product Innovation. However, the traditional approach of the IC Models was changed in this case, because were observed that the decision makers played a role of co-creators of the IC product, especially in the analysis phase. This concept is distinguished of the traditional approach were the analysis phase is separated from the dissemination phase, and the decision makers only consume the final intelligence product. For this type of organizations, the practical suggestion is to involve the decision makers in the analysis process.
Keywords: Competitive Intelligence. Product Innovation. Higher Education Institution.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html