Controladoria em pequenas e médias empresas: Um levantamento da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i2.317Palavras-chave:
Controladoria, Pequenas e médias empresas, Artigos de contabilidadeResumo
A controladoria é uma área de suma importância no processo de tomada de decisão e planejamento de cenários futuros, dentro das grandes empresas. Já no segmento de pequeno e médio porte, a controladoria ainda é um setor pouco expressivo. O objetivo deste trabalho é identificar as publicações acadêmicas existentes na área de controladoria voltadas para pequenas e médias empresas, com pontuação na CAPES A1, A2, B1 e B2. Após selecionados os artigos acadêmicos, serão classificados quanto as ferramentas de controladoria mais citadas, número de autores por artigo, titulação acadêmica dos autores, ano das publicações, artigos por instituição e perfil das instituições. A pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa. O referencial teórico abordará as definições de controladoria, pequenas e médias empresas e a importância da controladoria para estas empresas. Concluiu-se que as publicações nesta área são escassas e a controladoria é pouco utilizada por esse segmento empresarial.
Downloads
Referências
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 11. ed. São Paulo. Atlas, 2015.
BARRETO, Maria da Graça P.. Controladoria na gestão: a relevância dos custos da qualidade. São Paulo. Saraiva, 2008.
BERTÃO, Naiara. Apetite inabalável. Revista Exame. São Paulo. nº 1168, p. 44-49, setembro 2018.
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Quem pode ser clientes. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/guia/quem-pode-ser-cliente/. Acesso em 31 ago 2018.
BRASIL. Lei Complementar N° 123, de 14 de setembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp123.htm > Acesso em 11 de setembro de 2018.
DIESSE. Anuário do trabalho nos pequenos negócios: 2015. Brasília. DIESSE, 2017.
FERRONATO, Airto João. Gestão contábil-financeira de micro e pequenas empresas: sobrevivência e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo. Atlas, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa socail. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2008.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em 15 out 2018.
NASCIMENTO, Auster M.; REGINATO, Luciane. Controladoria – instrumento de apoio ao processo decisório. 2. ed. São Paulo. Atlas, 2015.
OLIVEIRA, Antonio Benedito S.. Controladoria: fundamentos do controle empresarial. 2.ed. São Paulo. Saraiva, 2014.
OLIVEIRA, Luís M. de; PEREZ Jr., José H.; SILVA, Carlos Alberto dos S.. Controladoria estratégica. 11. ed. São Paulo. Atlas, 2015.
PADOVEZE, Clóvis Luis. Controladoria estratégica e operacional. 3. ed. São Paulo. Cengace Learning, 2015.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo. Atlas, 2017.
SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos; MARTINS, Marco Antônio dos S.. Manual de controladoria. São Paulo. Atlas, 2014.
SEBRAE. Em cinco anos, número de pequenos negócios crescerá 43%. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Disponível em:<https://revistapegn.globo.com/ Empreendedorismo/noticia/2017/10/em-cinco-anos-numero-de-pequenos-negocios-crescera-43.html#>. Acesso em: 03 set. 2018.
SILVA, Antonio Carlos R da; MARRION, José Carlos. Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas. São Paulo. Atlas, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html