Avaliação Estratégica Para Abertura de Canal de Venda de uma Fábrica de Artes em Madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v11i.368

Palavras-chave:

Competitividade, Gestão Organizacional, Planejamento Estratégico, Gestão de Canais de Venda

Resumo

O conceito de planejamento estratégico pode ser definido como um método com o intuito de diminuir riscos ao se prever o futuro a partir de um processo sistemático e contínuo. Nesse sentido, este relato técnico-científico teve como objetivo analisar a abertura de um novo canal de venda diante do planejamento estratégico e do contexto competitivo de uma empresa estabelecida na cidade de Cascavel, no Paraná. O método se baseou no estudo de caso único qualitativo e de natureza descritiva-explicativa, com entrevistas com o gestor. Acompanhou-se e auxiliou-se a implantação de um novo canal de venda derivada do planejamento estratégico da empresa, cujo desenvolvimento se baseou no uso de ferramentas de diagnóstico, como análise SWOT, e de análise de cenário. Como resultado, entende-se que a empresa está ciente dos seus pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades presentes no mercado e que poderão ser aproveitadas e das ameaças que deverão ser tratadas com cautela. Ainda que não esteja formalizado e registrado em um único documento escrito, o processo de planejamento estratégico foi conduzido e está acessível ao gestor para a definição dos cursos de ação da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Campigotto Sandri, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Linha de Pesquisa em Inovação e Tecnologia. Mestre em Administração, programa Profissional, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Pós-graduado em Gestão Comercial (2017) pelo programa de MBA da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Bacharel em Administração (2012) pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz - FAG. 

André Ricardo do Rosário Contani, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração com ênfase em Estratégia e Análise Organizacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui mestrado em Administração (2020), especialização MBA em Inteligência de Negócios (2017) e graduação em Engenharia Mecânica (2008) pela mesma instituição. 

Giovani Cruzara, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Administração pela UFPR (2019) e Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Positivo (2015). 

Julia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka, Universidade Federal do Paraná

Mestranda na Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa de Inovação e Tecnologia. Bacharelado em Adminsitração pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

Alcântara, R. L. C. (1997). A gestão estratégica dos canais de distribuição: um exame da evolução e do atual estágio do relacionamento entre o atacado de entrega e a indústria (Doctoral dissertation).

de Almeida, A. M. P. (1999). Sistemas de canais de distribuição: um estudo de caso na indústria alimentícia mineira.

Andreuzza, M. G. S. B. (2008). Apostila de planejamento estratégico. Instituto SAGRES de Políticas e Gestão de Estratégias Aplicadas.

Candiotto, C., Bastos, C. L., & Candiotto, K. B. (2009). Fundamentos da pesquisa científica: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes.

Drucker, P. F. (1977). Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, 1977.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA.

Kotler, P. (1998). Administração de marketing: Análise. Planejamento, Implementação e controle, 5.

Kotler, P., & ARMSTRONG, G. (2006). KELLER, KL Administração de marketing. A Bíblia do Marketing, 12.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2009). Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12ª edição.

Moreira, J. C. T (200). Administração de Vendas. São Paulo: Editora Saraiva.

Neves, M. F. (1999). Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Novaes, A. G. (2007). Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição (Vol. 4). Rio de Janeiro: Elsevier.

Oliveira, D. P. R. (2011). Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 20 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

de Oliveira, L. M., Junior, J. H. P., & dos Santos Silva, C. A. (2002). 7ed. Controladoria estratégica. Atlas.

Porter, M. E. (1996). What is strategy?. Harvard business review, 74(6), 61-78.

Pascarella, R. (2015). Gestão de canais de distribuição. Editora FGV.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Sandri, E. C., Contani, A. R. do R., Cruzara, G., & Kumasaka, J. M. V. C. (2021). Avaliação Estratégica Para Abertura de Canal de Venda de uma Fábrica de Artes em Madeira. Revista Inteligência Competitiva, 11, e0368. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v11i.368

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)