Economia solidária e ODS 8: Perspectivas e inter-relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v15i.487

Palavras-chave:

Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 8, Inclusão Social, Trabalho Decente

Resumo

Propósito: Analisar como a Feira de Economia Solidária promovida em uma Instituição de Ensino Superior pública, localizada em Campina Grande, Paraíba, contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, que busca promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Metodologia/abordagem: Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com participantes da feira; e dados coletados analisados com base na técnica de análise de conteúdo das respostas dos entrevistados.

Originalidade/Relevância: Este estudo é original ao investigar empiricamente a relação entre economia solidária e desenvolvimento sustentável, na perspectiva da feira solidária, demonstrando suas contribuições para o alcance do ODS 8.

Principais resultados: Os achados revelam que a Feira de Economia Solidária contribui positivamente para o alcance do ODS 8. As ações promovidas incluem a criação de redes fortes e solidárias, a geração de empregos e renda, além de proporcionar trabalho digno e produtivo. Esses resultados oferecem insights valiosos para novas políticas públicas e estratégias de desenvolvimento sustentável em níveis regional e nacional.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui ao ampliar as discussões científicas sobre o impacto da economia solidária no desenvolvimento sustentável. Além de oferecer uma abordagem metodológica robusta que pode ser utilizada em outros contextos para avaliar iniciativas locais alinhadas aos ODS. Também ressalta a importância de iniciativas como a Feira de Economia Solidária para fortalecimento de políticas públicas e estratégias regionais para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julliermy Luan de Almeida Souza, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba

Professor efetivo da Faculdade Rebouças, lotado no Núcleo de Ética e Cidadania.  Instrutor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (Senai-PB), lotado no Núcleo de Gestão Empresarial. Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande (PPGA-UFCG). Especialista em Gestão Pessoas e Coaching pela Faculdade Integrada de Patos. Especialista em Educação Digital pela Universidade SENAI/SC - Campus Florianópolis. Pós-graduando em Desenvolvimento Social e Econômico Regional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pesquisador e extensionista do Núcleo Interdisciplinar de Estudo em Gestão Socioambiental (NIEGS) e trabalha com as seguintes temáticas: Inovação Social; Ecossistema de Inovação Social; Consumo Consciente; Sustentabilidade, ODS e Gestão Social.

Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba

Professora Efetiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lotada na Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade do Centro de Humanidades. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande (PPGA-UFCG). Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Líder do Núcleo de Estudos em Gestão Inteligente e Sociedade (NEGIS) e trabalha com as seguintes temáticas Indicadores, Gestão Urbana, Sustentabilidade, ODS e Gestão Social.

Mariangela Vasconcelos Ernesto Lopes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Especialização em Marketing pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (2007). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/ IFPB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo; Gestão de Pessoas; Estratégia empresarial e Sustentabilidade ambiental.

Referências

Amorim, R. (2014). Feiras de economia solidária: Fenômeno de socialização ou redescoberta do mercado? Em XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Grupo de Trabalho (GT06): Economia social e solidária; alternativas de trabalho, participação e mobilização coletiva. Curitiba, PR.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Fraser, M. T. D., & Gondim, S. M. G. (2004). Da fala do outro ao texto negociado: Discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto), 14(28), 139-152. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200004

Freitas, J. (2016). Sustentabilidade: Direito ao futuro (3a ed.). Belo Horizonte, MG: Fórum.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2022). ODS 8. Disponível em https://www.ipea.gov.br/ods/ods8.html

Laville, J. L., & Gaiger, L. I. (2015). Economia solidária: Uma abordagem internacional. Fundação Vale.

Leal, K. S., & Rodrigues, M. (2018). Economia solidária: Conceitos e princípios norteadores. Revista Humanidades e Inovação, 5(11).

Mendes, J. N., et al. (2016). Consumo e sustentabilidade: Um levantamento do comportamento de consumidores na cidade de Campina Grande/PB. Revista Unama. DOI: https://doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n1p21-38

Menezes, Z. H. (2019). Os objetivos de desenvolvimento sustentável e as relações internacionais. João Pessoa, PB: Editora UFPB.

Minayo, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde (12a ed.). São Paulo, SP: Hucitec-Abrasco.

Organização das Nações Unidas (ONU). (2019). Transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030

Quintela, S. (2020). Alternativas ao modelo econômico na América Latina. Em 6ª Semana Social Brasileira Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho. Mutirão por Economia: Alternativa ao Modelo Econômico (Caderno 2, pp. 15-18). CNBB. Coleção Mutirão de Formação.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Almeida Souza, J. L. de, Vasconcelos , A. C. F. de, & Ernesto Lopes, M. V. (2025). Economia solidária e ODS 8: Perspectivas e inter-relações . Revista Inteligência Competitiva, 15(00), e0487. https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v15i.487