Editorial janeiro a março
PDF

Palavras-chave

Inteligência Competitiva
Competitividade
inovação
informação
Gestão

Como Citar

Passos, A. (2018). Editorial janeiro a março. Revista Inteligência Competitiva, 8(1). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.288

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos para vocês leitores, a edição número 1 do volume 8 de 2018 da Revista Inteligência Competitiva. Como sempre vocês irão encontrar artigos, estudos de caso e relatos.

 

 

1 - Artigo

Páginas: 1 a 22
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E REDUÇÃO DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA

Autor: Lisânia Dolberstein Xavier, Flávia Camargo Bernardi, Maria Emilia Camargo, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Claudia Lehnemann Tannhauser, Silvana Cargnino Biegelmeyer, Ademar Galelli

Resumo: Para o desenvolvimento econômico e o sucesso da organização, o capital humano é visto como ativo fundamental. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo demonstrar estratégias de gestão de pessoas que possibilitem a redução de custos. Identificando os fatores proeminentes e predominantes de uma empresa, diante de um cenário econômico financeiro restrito, onde as reduções de custos são essenciais para a saúde financeira da organização, identificaram-se estratégias adotadas pela empresa Beta em busca da redução de despesas. Para tanto, utilizou-se um estudo de caso com pesquisa exploratória e abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas e em profundidade a partir de um roteiro, e um trabalho de campo com as lideranças da área de logística da empresa, com o intuito de definir as estratégias de maior impacto e retorno nas reduções de custos. Os resultados obtidos demonstraram os fatores positivos frente à decisão da aplicação do projeto da empresa Beta reduzir o custo de despesas operacionais diárias, sem a necessidade de demissões em massa e visando o fator motivacional dos profissionais. O maior impacto diante do projeto, não foi somente identificar as maiores e melhores estratégias de redução de custos, mas sim melhorar a gestão de pessoas.


2 - Artigo 

Páginas: 23-43

Título: Panorama dos métodos de análise de informação para inteligência competitiva

Autores: Ítalo Welke de Andrade, Alexander William Azevedo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os métodos de análise de informação utilizados pelos analistas de inteligência competitiva (IC) para transformar informação em inteligência. O presente estudo se justifica, pois na literatura especializada na área da ciência da informação não apresenta estudos suficientes e detalhados sobre a aplicação dos métodos de análise de informação. Neste prisma, para alcançar o objetivo proposto foi realizado uma pesquisa exploratória na base de dados referenciais de artigos de periódicos em ciência da informação (BRAPCI) e na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações (BDTD), vislumbrando identificar os estudos em que versão os métodos de análise de informação. Foram identificados 57 métodos, dos quais 4 destacam-se como os mais utilizados: cenários, matriz SWOT, benchmarking e a cinco forças de Porter. Infere-se que apesar da grande variedade de métodos de análises existentes, os mais utilizados pelos analistas de IC são os métodos tradicionalmente utilizados para elaboração do planejamento estratégico.

 

3 - Artigo 

Páginas: 44-79
Título: CAPITAL HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES INTENSIVAS EM CONHECIMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores: Fernanda Rocha Bortoluzzi, Denise Genari, Janaina Macke

Resumo: O constructo capital humano contempla o conjunto de habilidades, capacidades e conhecimentos de cada trabalhador e pode favorecer a produtividade, a inovação e o desempenho corporativo. A importância deste elemento se amplia nas empresas vinculadas à tecnologia da informação (TI), uma vez que estas são consideradas organizações intensivas em conhecimento (OICs). A partir destas perspectivas, o presente estudo objetiva caracterizar os profissionais de TI, inseridos em organizações intensivas em conhecimento, e verificar os aspectos relacionados à aquisição de capital humano pelos referidos profissionais. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, nas empresas vinculadas à INTERNETSUL. Como principais resultados, identificou-se características importantes vinculadas ao perfil dos profissionais de TI, tais como, conhecimentos específicos na área, comprometimento, vontade de aprender e visão sistêmica. Além disso, verificou-se que os profissionais mais jovens aprimoram-se através da educação formal em maior proporção, se comparados aos indivíduos com maior idade. Embora os resultados da pesquisa assinalem um distanciamento entre a formação oferecida nas universidades e as necessidades do mercado de trabalho, percebeu-se que os profissionais buscam este tipo de formação como a principal forma de aquisição de capital humano.

 

4 - Artigo 

Páginas: 80-107

Título: Os processos cognitivos e de criação do conhecimento para tomada de decisão no contexto do big data

Autores: Daniela Pedroso da Luz, Luana Folchini da Costa, Vanessa de Campos Machado, Ana Cristina Fachinelli

Resumo: big data é um fenômeno caracterizado pelo grande volume, velocidade e variedade de dados disponíveis nas redes. Seu valor está associado à transformação dos dados em conhecimento útil para as decisões estratégicas. Por isso, esse artigo trata dos conceitos de big data, criação do conhecimento e tomada de decisão a partir dos processos cognitivos. O valor do big data acontece após a transformação das informações em sentido compartilhado. Desta forma, este artigo examina como os processos cognitivos e de criação do conhecimento se manifestam na tomada de decisões no ambiente do big data. Conclui-se que os processos cognitivos e os processos de criação do conhecimento são necessários para dar significado ao big data e possibilitam a tomada de decisão nas organizações.

 

5 - Artigo 

Páginas: 108-126

Título: SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA POR MEIO DA ESCALA VALS-2: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS NA PLATAFORMA EBSCO ENTRE 1985 E 2016

Autores: Maurício Alves Rodrigues Pugas, José Jaconias da Silva, Evandro Luiz Lopes, Eliane Herrero, Claudia Brito Silva Cirani

Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar as publicações em ciências sociais aplicadas existentes na plataforma EBSCO que utilizam a escala VALS-2, no período de 1985 a 2016. O método utilizado foi a pesquisa bibliométrica. Considerou-se como parâmetros de análise a quantidade de publicações e sua distribuição no tempo, o volume de publicações por periódicos científicos, por autores, por instituições de ensino e por área de conhecimento. Os resultados apresentados demonstraram poucas publicações num período relativamente amplo (mais de 30 anos). Identificou-se visível concentração nas publicações nos periódicos norte-americanos e baixa concentração em estudos teóricos. Observou-se também a baixa produtividade individual, indicando que os pesquisadores que utilizam a escala VALS-2 não buscam, em suas pesquisas, aprofundar os conceitos teóricos que nortearam o criador da escala e que, provavelmente, seu uso esteja sendo restrito à mera operacionalização de variáveis.

 

6 - Artigo 

Páginas: 127-168

Título: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA NO AMBIENTE EMPRESARIAL BRASILEIRO

Autores: Adalberto Escalona Gonçalves Garcia

Resumo: Este trabalho tem como objetivos descrever o atual estágio de aplicação do ciclo de Inteligência Competitiva (IC) nas organizações brasileiras de médio e grande porte, com base na opinião de especialistas do setor, e destacar eventos internos das organizações capazes de influenciar negativamente o desenvolvimento da atividade. Para a sua consecução, além da revisão de literatura, coletaram-se dados mediante a realização de entrevistas em profundidade; visando à triangulação de informações, realizaram-se buscas em estudos de natureza semelhante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que empregou como técnica de exame dos dados a análise de conteúdo. As evidências sugerem a ocorrência de falhas em todas as etapas do ciclo de IC, o que indica a existência de um longo caminho a ser percorrido para o aperfeiçoamento das práticas relacionadas à atividade. Considera-se que a IC, mediante o adequado desenvolvimento das atividades estabelecidas em suas fases, age no sentido de favorecer a percepção da mudança (sensing) e de fornecer a inteligência necessária à apropriação do conhecimento que servirá de base para a ação (seizing), contribuindo, assim, para a renovação continuada do negócio (transforming).

 

7 - Artigo

Páginas: 169-199

Título: ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO: O CASO UPFPARQUE

Autores: Beatriz Frandoloso Martins, Cassiane Chais, Adrieli Alves Pereira Radaelli, Paula Patrícia Ganzer, Pelayo Munhoz Olea, Cristine Hermann Nodari, Cleber Cristiano Prodanov, Fernando Fantoni Bencke

Resumo:
Em um contexto marcado pela inserção do conhecimento nas atividades corporativas, no desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, surgiram os Parques Científicos e Tecnológicos.  Devido à complexidade do processo de implantação e de operacionalização desse tipo de empreendimento, faz-se necessário estratégias alinhadas às necessidades da região na qual está inserido. O artigo objetivou identificar a estratégia utilizada para a implantação do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPFParque). A metodologia aplicada caracteriza-se por ser exploratória - qualitativa; a técnica de coleta de dados foi entrevista semiestruturada; e para a análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo. Os resultados demonstram que para a implantação do UPFParque, utilizou-se estratégias, nas quais se destacou o estreito relacionamento da Universidade com o poder público municipal, estadual e federal e a interação com o setor produtivo do Corede Produção.

 

8 - Artigo

Páginas: 200-226

Título: Eficiência em Inteligência Competitiva com aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA): um estudo na Indústria Digital

Autores: Paulo Henrique de Oliveira, Carlos Alberto Gonçalves, Cleiton Martins Duarte Resumo: Objetivou-se com este estudo identificar de forma quantitativa a eficiência de empresas da Indústria Digital de Minas Gerais em empregar adequadamente os recursos humanos, tecnológicos e informacionais disponíveis no processo de Inteligência Competitiva (IC). Para tanto, utilizou-se da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados indicaram a empresa “j” como a mais eficiente, evidenciando que a empresa mais eficiente na produção de IC é efetivamente aquela que utiliza melhor os recursos que dispõe e, assim, corroborando o argumento de que esses recursos são fatores determinantes na rapidez da distribuição dos produtos de inteligência competitiva defendido por diversos autores. A aplicação da DEA para estudo da eficiência nos processos de Inteligência Competitiva das empresas selecionadas foi satisfatória, visto que apontou as empresas consideradas como padrão de eficiência (benchmarks) e destacou quais recursos precisam ser melhor gerenciados para a produção eficiente dos produtos de inteligência competitiva demandados. 

 

 

9 - Estudo de Caso 

Páginas: 227-243

Título: PLANO DE NEGÓCIOS: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA ALUNOS DE GASTRONOMIA

Autores: Victor Hugo da Silva Santos, Luciana Leite de Andrade Lima
Resumo:
Os estabelecimentos de alimentação e bebidas são, atualmente, mais do que espaços destinados à satisfação da necessidade alimentar, refletindo, assim, na necessidade do mercado de profissionalização da gestão e melhoria do serviço prestado. Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento de profissionais alinhados a partir da concepção da educação empreendedora, este trabalho teve como objetivo despertar e desenvolver o espírito empreendedor dos estudantes do curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), utilizando a construção de uma ferramenta utilizada na idealização e na gestão de um empreendimento, o plano de negócios. Além de contribuir na formação dos estudantes do curso, o trabalho analisou a construção dos planos de negócios, tentando identificar as potencialidades e dificuldades dos alunos na elaboração desta ferramenta.  

       

                                

10 – Estudo de Caso 

Páginas: 244-264

Título: MARKETING ESTRATÉGICO: DA TEORIA A PRÁTICA EMPRESARIAL NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO

Autores: Luciano Augusto Toledo, Adriana Beatriz Madeira, Claudio Alberto Moraes, Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado

 

Resumo: o artigo se enquadra em um trabalho exploratório qualitativo que por meio do método do estudo de caso visa a estudar o marketing estratégico no contexto de uma empresa do setor de telecomunicações. A intenção do artigo é propiciar insightscríticos a respeito da obrigação de se planejar as atividades de marketing. Toda investigação ocorreu no setor de telecomunicações do Brasil, mais exatamente na Motorola do Brasil. Finalmente o processo estratégico configura-se como um esforço permanente de ajuste e adequação de seus objetivos e recursos, competências e capacidades às oportunidades proporcionadas pelo ambiente de negócios em mudança.

 

                                   

11 - Relato Técnico Científico 

Páginas: 265-282

Título: RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE: O CASO DA EMPRESA ALFA

Autores: Gustavo Yuho Endo, Maria Inês Presrlak, Vinicius Thomas Back, Claudio Antonio Rojo

 

Resumo: O objetivo deste relato técnico-científico é apresentar os resultados obtidos com a implantação do business intelligencena Empresa Alfa. Para que o objetivo desta pesquisa fosse alcançado foi selecionado o relato técnico, pois, descreve experiências das organizações e é uma forma de descrever o processo prático realizado nas organizações. A escolha se deve pela geração de conhecimento por parte do pesquisador e a interação entre as instituições de ensino superior e as organizações. Os resultados obtidos foram que a organização necessitava de uma melhor forma de gerenciamento de suas informações para o processo de tomada de decisão e, com a implantação do business intelligence as informações da organização foram bem trabalhadas, sendo possível o acesso instantâneo as informações, melhorando assim a gestão e dando maior suporte as decisões dos gestores. Os principais resultados obtidos destacados neste relato técnico-científico foram no planejamento e controle da produção, na controladoria e na gestão de vendas e, apresenta-se ainda um projeto na logística da organização. Destaca-se também a satisfação do diretor executivo com os resultados obtidos com a implantação do business intelligence.

                                    

Boa leitura!

Prof. Dr. Alfredo Passos

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.288
PDF

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;

O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

Downloads

Não há dados estatísticos.