Editorial janeiro a março
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i1.288Keywords:
Inteligência Competitiva, Competitividade, inovação, informação, GestãoAbstract
É com grande satisfação que apresentamos para vocês leitores, a edição número 1 do volume 8 de 2018 da Revista Inteligência Competitiva. Como sempre vocês irão encontrar artigos, estudos de caso e relatos.
1 - Artigo
Páginas: 1 a 22
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E REDUÇÃO DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA
Autor: Lisânia Dolberstein Xavier, Flávia Camargo Bernardi, Maria Emilia Camargo, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Claudia Lehnemann Tannhauser, Silvana Cargnino Biegelmeyer, Ademar Galelli
Resumo: Para o desenvolvimento econômico e o sucesso da organização, o capital humano é visto como ativo fundamental. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo demonstrar estratégias de gestão de pessoas que possibilitem a redução de custos. Identificando os fatores proeminentes e predominantes de uma empresa, diante de um cenário econômico financeiro restrito, onde as reduções de custos são essenciais para a saúde financeira da organização, identificaram-se estratégias adotadas pela empresa Beta em busca da redução de despesas. Para tanto, utilizou-se um estudo de caso com pesquisa exploratória e abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas e em profundidade a partir de um roteiro, e um trabalho de campo com as lideranças da área de logística da empresa, com o intuito de definir as estratégias de maior impacto e retorno nas reduções de custos. Os resultados obtidos demonstraram os fatores positivos frente à decisão da aplicação do projeto da empresa Beta reduzir o custo de despesas operacionais diárias, sem a necessidade de demissões em massa e visando o fator motivacional dos profissionais. O maior impacto diante do projeto, não foi somente identificar as maiores e melhores estratégias de redução de custos, mas sim melhorar a gestão de pessoas.
2 - Artigo
Páginas: 23-43
Título: Panorama dos métodos de análise de informação para inteligência competitiva
Autores: Ítalo Welke de Andrade, Alexander William Azevedo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os métodos de análise de informação utilizados pelos analistas de inteligência competitiva (IC) para transformar informação em inteligência. O presente estudo se justifica, pois na literatura especializada na área da ciência da informação não apresenta estudos suficientes e detalhados sobre a aplicação dos métodos de análise de informação. Neste prisma, para alcançar o objetivo proposto foi realizado uma pesquisa exploratória na base de dados referenciais de artigos de periódicos em ciência da informação (BRAPCI) e na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações (BDTD), vislumbrando identificar os estudos em que versão os métodos de análise de informação. Foram identificados 57 métodos, dos quais 4 destacam-se como os mais utilizados: cenários, matriz SWOT, benchmarking e a cinco forças de Porter. Infere-se que apesar da grande variedade de métodos de análises existentes, os mais utilizados pelos analistas de IC são os métodos tradicionalmente utilizados para elaboração do planejamento estratégico.
3 - Artigo
Páginas: 44-79
Título: CAPITAL HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES INTENSIVAS EM CONHECIMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autores: Fernanda Rocha Bortoluzzi, Denise Genari, Janaina Macke
Resumo: O constructo capital humano contempla o conjunto de habilidades, capacidades e conhecimentos de cada trabalhador e pode favorecer a produtividade, a inovação e o desempenho corporativo. A importância deste elemento se amplia nas empresas vinculadas à tecnologia da informação (TI), uma vez que estas são consideradas organizações intensivas em conhecimento (OICs). A partir destas perspectivas, o presente estudo objetiva caracterizar os profissionais de TI, inseridos em organizações intensivas em conhecimento, e verificar os aspectos relacionados à aquisição de capital humano pelos referidos profissionais. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, nas empresas vinculadas à INTERNETSUL. Como principais resultados, identificou-se características importantes vinculadas ao perfil dos profissionais de TI, tais como, conhecimentos específicos na área, comprometimento, vontade de aprender e visão sistêmica. Além disso, verificou-se que os profissionais mais jovens aprimoram-se através da educação formal em maior proporção, se comparados aos indivíduos com maior idade. Embora os resultados da pesquisa assinalem um distanciamento entre a formação oferecida nas universidades e as necessidades do mercado de trabalho, percebeu-se que os profissionais buscam este tipo de formação como a principal forma de aquisição de capital humano.
4 - Artigo
Páginas: 80-107
Título: Os processos cognitivos e de criação do conhecimento para tomada de decisão no contexto do big data
Autores: Daniela Pedroso da Luz, Luana Folchini da Costa, Vanessa de Campos Machado, Ana Cristina Fachinelli
Resumo: O big data é um fenômeno caracterizado pelo grande volume, velocidade e variedade de dados disponíveis nas redes. Seu valor está associado à transformação dos dados em conhecimento útil para as decisões estratégicas. Por isso, esse artigo trata dos conceitos de big data, criação do conhecimento e tomada de decisão a partir dos processos cognitivos. O valor do big data acontece após a transformação das informações em sentido compartilhado. Desta forma, este artigo examina como os processos cognitivos e de criação do conhecimento se manifestam na tomada de decisões no ambiente do big data. Conclui-se que os processos cognitivos e os processos de criação do conhecimento são necessários para dar significado ao big data e possibilitam a tomada de decisão nas organizações.
5 - Artigo
Páginas: 108-126
Título: SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA POR MEIO DA ESCALA VALS-2: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS NA PLATAFORMA EBSCO ENTRE 1985 E 2016
Autores: Maurício Alves Rodrigues Pugas, José Jaconias da Silva, Evandro Luiz Lopes, Eliane Herrero, Claudia Brito Silva Cirani
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar as publicações em ciências sociais aplicadas existentes na plataforma EBSCO que utilizam a escala VALS-2, no período de 1985 a 2016. O método utilizado foi a pesquisa bibliométrica. Considerou-se como parâmetros de análise a quantidade de publicações e sua distribuição no tempo, o volume de publicações por periódicos científicos, por autores, por instituições de ensino e por área de conhecimento. Os resultados apresentados demonstraram poucas publicações num período relativamente amplo (mais de 30 anos). Identificou-se visível concentração nas publicações nos periódicos norte-americanos e baixa concentração em estudos teóricos. Observou-se também a baixa produtividade individual, indicando que os pesquisadores que utilizam a escala VALS-2 não buscam, em suas pesquisas, aprofundar os conceitos teóricos que nortearam o criador da escala e que, provavelmente, seu uso esteja sendo restrito à mera operacionalização de variáveis.
6 - Artigo
Páginas: 127-168
Título: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA NO AMBIENTE EMPRESARIAL BRASILEIRO
Autores: Adalberto Escalona Gonçalves Garcia
Resumo: Este trabalho tem como objetivos descrever o atual estágio de aplicação do ciclo de Inteligência Competitiva (IC) nas organizações brasileiras de médio e grande porte, com base na opinião de especialistas do setor, e destacar eventos internos das organizações capazes de influenciar negativamente o desenvolvimento da atividade. Para a sua consecução, além da revisão de literatura, coletaram-se dados mediante a realização de entrevistas em profundidade; visando à triangulação de informações, realizaram-se buscas em estudos de natureza semelhante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que empregou como técnica de exame dos dados a análise de conteúdo. As evidências sugerem a ocorrência de falhas em todas as etapas do ciclo de IC, o que indica a existência de um longo caminho a ser percorrido para o aperfeiçoamento das práticas relacionadas à atividade. Considera-se que a IC, mediante o adequado desenvolvimento das atividades estabelecidas em suas fases, age no sentido de favorecer a percepção da mudança (sensing) e de fornecer a inteligência necessária à apropriação do conhecimento que servirá de base para a ação (seizing), contribuindo, assim, para a renovação continuada do negócio (transforming).
7 - Artigo
Páginas: 169-199
Título: ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO: O CASO UPFPARQUE
Autores: Beatriz Frandoloso Martins, Cassiane Chais, Adrieli Alves Pereira Radaelli, Paula Patrícia Ganzer, Pelayo Munhoz Olea, Cristine Hermann Nodari, Cleber Cristiano Prodanov, Fernando Fantoni Bencke
Resumo:
Em um contexto marcado pela inserção do conhecimento nas atividades corporativas, no desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, surgiram os Parques Científicos e Tecnológicos. Devido à complexidade do processo de implantação e de operacionalização desse tipo de empreendimento, faz-se necessário estratégias alinhadas às necessidades da região na qual está inserido. O artigo objetivou identificar a estratégia utilizada para a implantação do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPFParque). A metodologia aplicada caracteriza-se por ser exploratória - qualitativa; a técnica de coleta de dados foi entrevista semiestruturada; e para a análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo. Os resultados demonstram que para a implantação do UPFParque, utilizou-se estratégias, nas quais se destacou o estreito relacionamento da Universidade com o poder público municipal, estadual e federal e a interação com o setor produtivo do Corede Produção.
8 - Artigo
Páginas: 200-226
Título: Eficiência em Inteligência Competitiva com aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA): um estudo na Indústria Digital
Autores: Paulo Henrique de Oliveira, Carlos Alberto Gonçalves, Cleiton Martins Duarte Resumo: Objetivou-se com este estudo identificar de forma quantitativa a eficiência de empresas da Indústria Digital de Minas Gerais em empregar adequadamente os recursos humanos, tecnológicos e informacionais disponíveis no processo de Inteligência Competitiva (IC). Para tanto, utilizou-se da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados indicaram a empresa “j” como a mais eficiente, evidenciando que a empresa mais eficiente na produção de IC é efetivamente aquela que utiliza melhor os recursos que dispõe e, assim, corroborando o argumento de que esses recursos são fatores determinantes na rapidez da distribuição dos produtos de inteligência competitiva defendido por diversos autores. A aplicação da DEA para estudo da eficiência nos processos de Inteligência Competitiva das empresas selecionadas foi satisfatória, visto que apontou as empresas consideradas como padrão de eficiência (benchmarks) e destacou quais recursos precisam ser melhor gerenciados para a produção eficiente dos produtos de inteligência competitiva demandados.
9 - Estudo de Caso
Páginas: 227-243
Título: PLANO DE NEGÓCIOS: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA ALUNOS DE GASTRONOMIA
Autores: Victor Hugo da Silva Santos, Luciana Leite de Andrade Lima
Resumo: Os estabelecimentos de alimentação e bebidas são, atualmente, mais do que espaços destinados à satisfação da necessidade alimentar, refletindo, assim, na necessidade do mercado de profissionalização da gestão e melhoria do serviço prestado. Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento de profissionais alinhados a partir da concepção da educação empreendedora, este trabalho teve como objetivo despertar e desenvolver o espírito empreendedor dos estudantes do curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), utilizando a construção de uma ferramenta utilizada na idealização e na gestão de um empreendimento, o plano de negócios. Além de contribuir na formação dos estudantes do curso, o trabalho analisou a construção dos planos de negócios, tentando identificar as potencialidades e dificuldades dos alunos na elaboração desta ferramenta.
10 – Estudo de Caso
Páginas: 244-264
Título: MARKETING ESTRATÉGICO: DA TEORIA A PRÁTICA EMPRESARIAL NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO
Autores: Luciano Augusto Toledo, Adriana Beatriz Madeira, Claudio Alberto Moraes, Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado
Resumo: o artigo se enquadra em um trabalho exploratório qualitativo que por meio do método do estudo de caso visa a estudar o marketing estratégico no contexto de uma empresa do setor de telecomunicações. A intenção do artigo é propiciar insightscríticos a respeito da obrigação de se planejar as atividades de marketing. Toda investigação ocorreu no setor de telecomunicações do Brasil, mais exatamente na Motorola do Brasil. Finalmente o processo estratégico configura-se como um esforço permanente de ajuste e adequação de seus objetivos e recursos, competências e capacidades às oportunidades proporcionadas pelo ambiente de negócios em mudança.
11 - Relato Técnico Científico
Páginas: 265-282
Título: RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE: O CASO DA EMPRESA ALFA
Autores: Gustavo Yuho Endo, Maria Inês Presrlak, Vinicius Thomas Back, Claudio Antonio Rojo
Resumo: O objetivo deste relato técnico-científico é apresentar os resultados obtidos com a implantação do business intelligencena Empresa Alfa. Para que o objetivo desta pesquisa fosse alcançado foi selecionado o relato técnico, pois, descreve experiências das organizações e é uma forma de descrever o processo prático realizado nas organizações. A escolha se deve pela geração de conhecimento por parte do pesquisador e a interação entre as instituições de ensino superior e as organizações. Os resultados obtidos foram que a organização necessitava de uma melhor forma de gerenciamento de suas informações para o processo de tomada de decisão e, com a implantação do business intelligence as informações da organização foram bem trabalhadas, sendo possível o acesso instantâneo as informações, melhorando assim a gestão e dando maior suporte as decisões dos gestores. Os principais resultados obtidos destacados neste relato técnico-científico foram no planejamento e controle da produção, na controladoria e na gestão de vendas e, apresenta-se ainda um projeto na logística da organização. Destaca-se também a satisfação do diretor executivo com os resultados obtidos com a implantação do business intelligence.
Boa leitura!
Prof. Dr. Alfredo Passos
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.