Julho a Setembro
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i3.272Resumo
Este número especial da Revista Inteligência Competitiva apresenta diferentes abordagens sobre Estratégia e suas interfaces com Gestão de Pessoas, Marketing, Liderança e Inteligência Competitiva. Este número é constituído por 5 textos de discentes e seus respectivos coautores (orientadores) das Pós-Graduações (Lato-Sensu) da Faculdade Católica Paulista, especificamente os cursos de Administração Estratégica de Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas. Além dos discentes e seus coautores foi convidado um dos docentes da pós-graduação para compor este número.
Conceitos e definições sobre estratégia e suas relações são apresentados em diferentes textos, de maneira a propiciar uma visão geral sobre o estado da arte desta temática. As concepções, percepções e visões dos especialistas bem como aplicam a estratégia em múltiplos contextos são resultantes das diferentes disciplinas em que os discentes participaram na pós-graduação e por fim, com orientações de docentes das pós-graduações construíram os textos de conclusão dos cursos.
A estratégia voltada para gestão de pessoas foi abordada em dois textos, o primeiro abordando a temática em equipes de alta performance, enquanto que no segundo texto, abordou a liderança enquanto processo, bem como o mesmo atua de maneira estratégica na construção de vantagem competitiva e novos conhecimentos.
O uso da informação e do processo de inteligência competitiva enquanto componente estratégico foi abordado em 3 textos. Sendo assim, um desses textos abordou o uso dos games como ferramentas de busca e monitoramento informacional, realizando uma análise sobre o Pokémon Go a fim de identificar como o game atua estrategicamente na prospecção e busca de inteligência.
A estratégia no agronegócio foi abordada nos outros dois textos construídos por discentes e seus coautores (orientadores). As temáticas foram abordadas possuindo como enfoque dois diferentes componentes, sendo um dos artigos abordando a informação enquanto insumo estratégico para o agronegócio, enquanto que o outro artigo o processo de inteligência competitiva como estratégia de Marketing no agronegócio.
Por fim, encontra-se o artigo do docente convidado que contribuiu para essa edição da revista. O trabalho abordou nos comportamentos de consumo e o lado oculto do consumidor, realizando assim uma investigação do estado da arte da pesquisa acadêmica brasileira.
Boa Leitura.
Prof. Dr. Carlos F. Bitencourt Jorge e Prof. Dr. Alfredo Passos
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html