MARKETING DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: ESTUDO DE UMA BOUTIQUE NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS PR
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i1.312Palavras-chave:
Fidelização de Clientes, Marketing de Relacionamento, Fidelização de clientes.Resumo
Perante as rápidas e significativas mudanças ocorridas no ambiente mercadológico, o marketing de relacionamento apresenta-se como uma opção para as empresas se manterem no mercado competitivo. Diante disso, este estudo buscou analisar as ações de marketing de relacionamento que a boutique utiliza para fidelização e retenção de clientes. Assim, este artigo tem como objetivo, analisar ações de marketing de relacionamento usadas pela empresa. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, com o uso do método de estudo de caso para coleta de dados, e como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado aos clientes da boutique. Os resultados apontaram que a empresa não possui nenhuma ação de marketing de relacionamento.Downloads
Referências
AMOSSY, R. Imagem de si no discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
BARRETO, I; CRESCITELLI, E. Marketing de relacionamento: como implantar e avaliar os resultados. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia Cientifica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CROCCO, L. Marketing: perspectivas e tendências. SP: Saraiva, 2006.
GUMMESSON, E. Marketing de relacionamento total. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
FALCONI, V. TQC Controle da Qualidade Total no estilo japonês. 8.ed. Nova Lima: INDG TecS, 1999.
FREEMANTLE, D. Incrível atendimento ao cliente. São Paulo, Makron Books, 1994.
HEALEY, M. O que é branding. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2009.
KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Editora Atlas, 1996.
__________. Administração de Marketing. 10 ed. ed. Prentice hall, São Paulo, 2001.
__________. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.
__________. Administração em marketing: a edição do novo milênio. SP: Prentice Hall, 2005.
LAMB, C.; HAIR, J.; MCDANIEL, C. Princípios de marketing. 2. Ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004.
MCKENNA, R. Marketing de relacionamento, estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. Editora Campus, 1992.
MENDES, A. Branding: a gestão da marca. 2. ed. Lisboa: Edições IADE, 2014.
Marketing de Relacionamento: um estudo de caso em uma loja atuante no varejo de artigos de decoração. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/309903250_marketing_de_relacionamento_um_estudo_de_caso_em_uma_loja_atuante_no_varejo_de_artigos_de_decoracao> Acesso em: 07 out 18.
MOUSSALLEM, A. H.; PEÇANHA, P. G.; GONÇALVES, J. C. B. 2009.
Marketing de relacionamento: Fidelização do cliente nas concessionárias de automóveis em campos do Goytacazes RJ. Disponível em: < https://docplayer.com.br/473058-Marketing-de-relacionamento-fidelizacao-do-cliente-nas-concessionarias-de-automoveis-em-campos-dos-goytacazes-rj.html> Acesso em 26 out 2018.
PANCRAZIO, P; D; S. Promoção de vendas: o gatilho do marketing. São Paulo: Futura, 2000.
STONE, M; WOODCOCK, N. Marketing de relacionamento. SP: Littera Mundi, 1998.
SWIFT, R. CRM Customer relationship management: o revolucionário marketing de relacionamento com os clientes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
URDAN, F, T.; URDAN, A, T. Gestão do Composto de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
VAVRA, T, G. Marketing de relacionamento, como manter a fidelidade de clientes através do marketing de relacionamento. Editora Atlas, 1993.
ZEITHAML, V.; BITER, M.; GREMLER, D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman: 2011.
ZENONE, L; C. Gestão estratégica de marketing. 1 ed. São Paulo, Atlas, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html