FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESLIGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL DA SERRA GAÚCHA

Autores

  • Ariane Vanessa de Oliveira Souza Universidade de Caxias do Sul (UCS),
  • Juliana Alano Universidade de Caxias do Sul (UCS),
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul (UCS),
  • Marta Elisete Ventura da Motta Universidade de Caxias do Sul (UCS),

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.188

Palavras-chave:

Rotatividade, Comportamento Organizacional, Capital Humano

Resumo

Diante de tantas transformações e inovações no ambiente interno das organizações, os gestores voltam sua atenção para o seu capital humano principalmente no que tange a rotatividade. A problemática que a presente pesquisa se propôs a investigar são os fatores que contribuem para a rotatividade “turnover” na empresa Alfa que é do segmento hospitalar, localizado na Serra Gaúcha. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e a análise dos dados coletados através de questionário elaborado pelo setor de recursos humanos da empresa e aplicado aos funcionários no momento da sua rescisão, no período de janeiro a setembro de 2014. Os dados foram analisados através de estatistica descritiva e do teste do Qui-quadrado. Com base nos resultados da pesquisa constatou-se que o índice médio de 16,6% encontrado na pesquisa com a empresa Alfa, está dentro do esperado na literatura, verificou-se que os principais motivos para os desligamentos dos funcionários foram acordo com a chefia e desempenho insatisfatório. Entre os cargos com maior número de desligamento os técnicos de enfermagem representam 34,8%. A pesquisa também apontou que os desligamentos voluntários possuem relação com o tempo de empresa, mas o tempo na empresa não se associou significativamente com o motivo do desligamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul (UCS),

Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Atualmente é Professora e Coordenadora do mestrado em administração da Universidade de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS. Professora adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993-2002. Atualmente é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. E Extensão Inovadora do CNPq- Nivel 2. Gestora do Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra. Seus principais interesses de pesquisa são: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo e Inovação Tecnológica.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Souza, A. V. de O., Alano, J., Camargo, M. E., & Motta, M. E. V. da. (2016). FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESLIGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL DA SERRA GAÚCHA. Revista Inteligência Competitiva, 6(4), 115–140. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.188

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>